top of page

                                                                                                        A internet é uma arma letal

 

 

 

 

Na década de 1960 (1969), a internet surgiu após uma pesquisa militar no auge da guerra fria, com essa grande ferramenta que poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos, exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação.

O primeiro email que ficou conhecido como o mais importante da história, ocorreu no dia 29 de outubro de 1969, que poderia dizer um email de transmissão muito importante daquela época. O texto desse primeiro e-mail seria "LOGIN", de acordo com o Professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)

 

No Brasil essa grande ferramenta de muito importância ( internet), surgiu em 1988, e ligavam universidades do Brasil a instituições nos Estados Unidos.

Com essa criação da grande tecnologia a (internet), que foi criado para servir aos militarem na época, e no Brasil foi fundamental para o crescimento tecnológico, para inovações e entre outros como se comunicar mantiver informado tem seus pontos positivos e negativos, pois os brasileiros e em todo mundo usam essa grande tecnologia de forma inconveniente, divulgando fotos, notícias falsas e incoerentes. Hoje em dia, qualquer internauta pode ser um informante desde que tenha um celular com internet. Devido a essas questões, no Brasil já houve casos de pessoas que foram agredidas fisicamente por uma foto serem divulgada como um meliante é o caso da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, morreu dois dias após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a família, ela foi agredida a partir de um boato gerado por uma página em uma rede social que afirmava que a dona de casa seqüestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra. Final das contas a mesma era inocente. Fonte: G1

 

São essas e outros casos que fazem a internet ser usada de forma indevida colocando pessoas de inocentes para culpadas, onde ocorrem fatos verídicos de pessoa sendo espancadas e mortas, sendo que, são inocentes e que foram boatos de internet.

Hoje em dia usar o tão famoso whatsapp, esta cada vez crescendo o compartilhamento de mensagens e fotos, e é com esse aplicativo inovador de todos os tempos que faz com que a causadora desses fatos citados acima, todos nos sabemos que não podemos julgar o aplicativo, e sim as pessoas que usam de forma errada essa ferramenta chamada whatsapp. Casos que aconteceu de divulgar uma foto de uma pessoa vítima de transito ou de arma branca e de fogo, foi divulgada pelo whatsapp, ao divulgar a foto não foi desfocada o rosto da vítima, então pessoas da família viu o ocorrido através desse aplicativo e entrou em estado de choque ao saber da notícia ao abrir a foto pelo o aplicativo.

 

Em minhas pesquisas por esse  aplicativo ( whatsapp ) questionei um dos participantes do grupo, o que leva a mesma ao divulgar uma foto de pessoas mortas não desfocadas, resposta dada pelo o autor da divulgação da foto, segundo ele respondeu que “ é a realidade e temos que mostra o que acontece na vida e que eu não pedir para acontecer só o que resta é divulga as imagens “ essa foi a resposta do participante do grupo. Também já aconteceu de uma notícia ser de uma forma em um grupo e em outros grupos ser de outra formas, sendo que, são as mesmas notícias em modos distorcidos. Questionei ainda ao mesmo se caso ele sofresse um acidente e fosse divulgado a foto nesse aplicativo, se um dos seus parentes soubesse do ocorrido, o que acharia? Resposta simples e curta. Não me importaria por que a vida é assim.

Por tanto se uma pessoa sofre um acidente por descuido ou por que procura por esses fatos abusando da sorte, será que os familiares têm culpa por pessoas que não tem respeito às famílias das vítimas? Será que as pessoas hoje em dia não têm mais amor a vida humana? Será que vocês têm direito de divulgar fotos ou outros assuntos sem saber o fato real? Pense bem e reflita nessas questões citadas, pois todos nos podemos ser uma vítima dessas falsas divulgações e vamos fazer um mundo melhor e usar a internet e o uso desses aplicativos de forma coerentes.

 

Artigo: Anderson silva ( Diretor geral do Aracaju Repórter )

bottom of page